DeepSkyStacker: utilizando a função DRIZZLE


O Deep Sky Stacker é, provavelmente, o mais popular e fácil software usado para o pré-processamento de astrofotografias de céu profundo.
Não vou publicar aqui tutoriais iniciais sobre o programa, pois eles já existem aos montes na internet, em vários idiomas, inclusive em português, inclusive na página oficial do programa.
Para facilitar, eis alguns links:
Escrevo esse post para comentar a respeito de uma função específica do programa: o “Modo Drizzle”, cuja meta é gerar imagens maiores com o mínimo de perda possível. Muitas vezes ele consegue, com resultados surpreendentemente bons!

É sério! O que o modo drizzle consegue é quase bruxaria!

Para entender melhor, peço para você ver as fotos do seguinte post, feito com a lente Canon EF 200mm f/2.8L II USM. Não precisa ler, é só ver as fotos:

http://astrosantos.blogspot.com.br/2014/07/astrofotografia-com-lente-canon-ef_9.html

Você notou que a lente é ótima para grandes campos, mas não proporciona muita ampliação. Veja os resultados que foram possíveis extrair das mesmas fotos, utilizando a função drizzle:

 Nebulosa da Lagoa
 Nebulosa da Águia

 Nebulosa do Camarão
 Nebulosa Eta Carinae
 Nebulosa Trífida
Nebulosa Ômega

Fiquei surpreso principalmente com a qualidade de ampliação conseguida na Nebulosa da Águia. Os Pilares da criação são facilmente perceptíveis. Se eu não soubesse, e alguém me mostrasse e dissesse que foi com uma lente de 200mm de distância focal, eu chamaria de mentiroso.

Claro que não é a mesma coisa que usar um equipamento com maior distância focal, mas em minha opinião,  ficou excepcionalmente boa qualidade da interpolação. Fica a dica para quem não tem disponibilidade de equipamentos com grande distância focal ou está fotografando objetos muito pequenos.

Mas nem tudo são flores. O modo drizzle exige muito do hardware do computador… Eu uso aqui um Core i7 com 8 GB de RAM e placa de vídeo de 2BG DDR5. No próprio site do DSS fala que algumas máquinas podem não conseguir aplicar o drizzle em arquivos oriundos de DSLR. O que você pode tentar fazer é usar o retângulo vermelho do próprio DSS para selecionar a área da imagem que você quer aproveitar. Fazendo isso, ao invés de usar a foto inteira e recortar depois, exige menos recursos de hardware

PASSO A PASSO DO MÉTODO:

Estou partindo do pressuposto de que você já sabe usar o DSS em suas funções básicas.

1 – Carregue seus frames

2 – Dê dois cliques em um dos light frames, e selecione apenas a área que você quer ampliar. Também é possível usar a foto inteira, mas isso vai judiar mais do seu computador e demorará mais tempo (clique para ampliar).

3 – Prossiga normalmente com a rotina de empilhamento:

  • Verificar tudo
  • Registrar as fotos que foram verificadas
  • Antes de dar OK, clique em “Parâmetros de Integração”

4 – Na janela que abrir, escolha uma das opções, conforme a necessidade de ampliação “Apto para 2x Drizzle” ou “Apto para 3x Drizzle”
5 – Vá clicando em OK até o DSS começar o empilhamento.
6 – Vá fazer um lanche ou tirar um cochilo enquanto o DSS faz o trabalho e, quando ele terminar, desfrute da sua imagem e continue normalmente com suas rotinas de tratamento.
Mais informações sobre o método drizzle na página oficial do Deep Sky Stacker: http://deepskystacker.free.fr/portuguese/technical.htm#Drizzle

Deixe um comentário